sábado, 10 de abril de 2010

Cuidados

atenção especial no cuidado 16

Cuidado 1) Beba bastante água. Nós precisamos de 2 litros de água por dia. Meio litro ingerimos por meio dos alimentos, e fica por nossa reponsabilidade beber os outros 1,5. Geralmente são 8 copos de água. O mais importante é beber durante todo o dia, e não os 1,5 litros de uma só vez. É importante que a gengiva esteja sempre bem úmida, porque quando ela fica seca há maior facilidade dela retrair.

Cuidado 2) Pergunte aos dentistas que tipo de pasta(creme dental) eles te recomendam. Algumas pastas cuidam da saúde bucal de maneira diferente. Algumas pastas cuidam do Ph bucal, outras são especificas para acabar com a placa, outras especificas para gengivite. Peça ao dentista se ele te recomenda: Sensodine, Philips, Pro esmalte. Anote, e compre corretamente.

Cuidado 3) Pergunte aos dentistas se você tem gengivite, se você tem cáries, placas. Tudo isso colabora para que ocorra a retração das gengivas.

Recomendação 3) recomendo que visite o periodontista de 15 em 15 dias até que não tenha mais gengivite, cáries, placas. até que você aprenda a escovar corretamente, e consiga sozinho eliminar as sujeiras.

Cuidado 4) Se você tiver gengivite, pergunte o que é ao dentista. Anote em seu papel o que faz com que você tenha gengivite, e como cuidar da gengivite. Geralmente o que causa a gengivite é o mal uso do fio dental, comer muitos doces, escovação inadequada.

Cuidado 5) Leve a escova e para os dentistas. Pergunte a ele como é a escovação certa. Preste atenção nos tipos de movimento, na força que é aplicada, e no tempo dedicado a escovar os dentes, preste atenção se está alcançando todos os dentes. Você pode pedir pra escovar sozinho, e ver se todos esses detalhes anteriores estão sendo bem executados. É o melhor pra se fazer.

Cuidado 6) Leve o fio dental para os dentistas. Peça a ele te ensinar, e assim como feito anteriormente com a escova, faça uma vez sozinho e ele vai dizer se está certo ou não. Procure escovar os dentes depois de qualquer refeição, ao acordar e ao dormir. Usar o fio dental todos os dias.

Cuidado 7) Um importante detalhe deve ser bem anotado. Escovar forte demais os dentes superiores faz a gengiva subir, e escovar forte demais os dentes inferiores faz a gengiva descer. Mas escovar fraco demais não elimina boa parte das sujeiras, placas. É preciso que haja um meio termo em relação a força, por isso que é importante escovar ao lado do dentista, pra que ele te ensine corretamente; e te mostre como é o forte, como é o fraco, e o médio.

Cuidado 8) Há casos de retração na gengiva em que os pacientes respiram pela boca; o ar sujo que entra na boca faz com que a gengiva se retraia. Caso não tenha compreendido, pergunte ao seu periodontista como isso acontece. Pergunte se é esse o seu caso. Se for, pergunte se ele te recomenda um gel chamado: oralbalance, ou outro que tenha a mesma função. O gel faz com que a gengiva fique úmida e evite um pouco a retração gengival.

Cuidado 9) Se você respira pela boca ao dormir, ou ronca, ou tem dificuldade de manter a boca fechada pergunte ao Periodontista se ele te recomenda ir a uma Fonoaudióloga. A Fonoaudióloga vai te ajudar a respirar pelo nariz, é um tratamento. Se você possui o lábio superior que não cobre a metade do dente a Fonoaudióloga vai te passar exercicios para que o lábio superior fique na metade dos dentes, assim o lábio vai ser um protetor da gengiva, não deixando que ela suba ao respirar pela boca.

Recomendação 4) Caso os dentistas afirmem algo incerto, como: acho que vai melhorar, acho que vai estabilizar. Confie neles. Mas caso você perceba que continua subindo, mesmo que um pouco a cada dia diga a ele o que acontece, os casos de retração gengival geralmente são muito pessoais. O tratamento depende mais do paciente do que do trabalho do dentista. O dentista vai te dar todo o apoio, instruções, e vai te ajudar muito. Mas o tratamento depende da vontade do paciente.

Recomendação 5) Se você é um respirador bucal durante a noite procure comprar uma fita micropore. Coloque ela nos labios. A fita vai fechar os labios, e evitar que você respire pela boca, e permitir que você respire pelo nariz. Use essa fita até que o problema seja solucionado.

Recomendação 6) Caso não entenda alguma coisa aqui, leve o endereço do blog: http://www.solucoespararetracaodagengiva.blogspot.com/ e acesse no computador do dentista. Anote em um papel tudo que houver duvidas, ou para perguntar se é o seu caso. Anote mesmo, porque há muitos detalhes importantes.

Cuidado 10) Há caso em que é preciso fazer radiografias. Geralmente o periodontista afirma se é preciso fazer.

Cuidado 11) Há casos em que os medicos perguntam se o paciente deseja fazer ou não a cirurgia de enxerto. Antes de aceitar, peça ao dentista que te mostre fotos de pessoas que fizeram a cirurgia. Procure perguntar todos os detalhes ao dentista, e tudo que for pesquisado deve ser conversado com o dentista. A internet não é totalmente verdadeira.

Recomendação 7) Os periodontistas possuem livros com imagens de pessoas com retração gengival. Com imagens de pessoas com gengivite. Caso se interesse peça a ele para te mostrar e te explicar o que é e o que não é retração.

Recomendação 8) É importante notar que em um caso de retração pode haver vários fatores que levam a gengiva a se retrair, ou apenas um só fator. Anote os fatores no papel, e as soluções ao lado, para que haja uma organização e mais tranquilidade para tratar deste problema.

Cuidado 12) Há casos em que a retração gengival é dada por Apertamento. Pergunte ao periodontista o que é, se é o seu caso, e como tratar. Anote tudo.

Cuidado 13) Escovar os dentes com pouco creme dental

Cuidado 14) Escovar os dentes em um lugar com muita luminosidade, um lugar bem claro. Pra que possa identificar bem as partes amarelas, que precisam ser mais escovadas.

Cuidado 15) Um dos fatores que pode causar retração gengival é a gastrite. Ela pode influenciar, e vale a pena ser tratada.

Cuidado 16) Olhe a sua alimentação, se você não come verduras, não come legumes, não come frutas, você pode ter avitaminose e por causa disso as gengivas podem se retrair.

Cuidado 17) Consumir vitamina C. Ajuda a manter os dentes e a gengiva saudáveis.

Cuidado 18) Os alimentos que são ricos em fibras, como frutas e vegetais crus, ajudam a fortalecer as gengivas.

Apresentação

Apresento algumas soluções, que vou chamar de cuidados. Se você tem retração da gengiva, ou popularmente falando: a sua gengiva sobe nos dentes superiores ou desce nos dentes inferiores, procure mais rápido possivel um Periodontista (médico dentista que cuida das gengivas). Os outros dentistas, os que cuidam do aparelho, ou aqueles que cuidam da gente desde pequeno também podem ajudar. Ao longo dos textos eu vou fazer algumas recomendações.

recomendação 1) vá ao periodontista, e aos outros dentistas. Explique o seu problema por completo, com os minimos detalhes. Tudo que não entender, pergunte ao dentista, ele vai te responder.

recomendação 2) leve um caderno, uma folha. um papel para anotar o que for importante. anote o que faz a sua gengiva retrair, as soluções que ele apresenta. Para tratar da retração gengival é preciso que não se esqueça de nada, porque vários detalhes fazem com que ela se retraia.